O SEU SINDICATO

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas foi fundado em 22 de maio de 1974, pela fusão de três sindicatos que representavam os trabalhadores dos frigoríficos, panificação, engenhos e moinhos. Em 1982 participou com dois delegados no congresso de fundação da Central Única dos Trabalhadores, à qual filiou-se em 1986, sendo o primeiro da metade sul do estado.

Originalmente o Sindicato representava os trabalhadores de Pelotas. Em 1992 estendeu sua base territorial para os municípios de Canguçu, Piratini, Pinheiro Machado, Arroio Grande, Jaguarão, Pedro Osório e Cerrito, além de Capão do Leão, Morro Redondo e Arroio de Padre, que se emanciparam de Pelotas.

Atualmente a categoria é composta de aproximadamente 7000 trabalhadores. O Sindicato têm três datas-base: 1 de março, dos trabalhadores da indústrias do Arroz; 1 de maio, dos trabalhadores das indústrias de Conservas; 1 de junho, dos trabalhadores nas indústrias da Panificação, Laticínios, Carnes, Óleo e Bebidas.

Além da sede no centro de Pelotas, o Sindicato possui uma subsede no bairro Jardim América, município do Capão do Leão e uma área de lazer no interior de Pelotas.